2024
de Freitas, Phellype Rerison Figueiredo
Modelagem de SARPs (Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas) em ambiente de Realidade Virtual Bachelor Thesis
ITA, 2024.
Abstract | Links | BibTeX | Tags: Aeronautics, Augmented Reality, Simulation, UAV, Unmanned Traffic Management, User Interface
@bachelorthesis{2024phellype,
title = {Modelagem de SARPs (Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas) em ambiente de Realidade Virtual},
author = {Phellype Rerison Figueiredo de Freitas},
url = {https://cscerqueira.com.br/wp-content/uploads/2025/01/2024-Phellype.pdf},
year = {2024},
date = {2024-11-14},
urldate = {2024-11-14},
school = {ITA},
abstract = {Este projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de drones em tempo real utilizando realidade aumentada, integrando tecnologias como o Geospatial Creator da Google, Unity, e o protocolo MQTT para criar uma solução robusta e intuitiva. O sistema foi projetado para posicionar drones virtuais com base em coordenadas geográficas precisas, utilizando âncoras geoespaciais que permitem a sincronização do mundo virtual com o físico. Durante o desenvolvimento, um objeto denominado GeospatialController foi implementado para gerenciar a criação e atualização das âncoras, e outro, chamado MQTT_receiver, foi utilizado para receber dados de localização em tempo real via protocolo MQTT. Testes foram realizados em uma trajetória simulada entre dois pontos no H8, alojamento do ITA, utilizando um tablet Samsung Galaxy Tab S9, para avaliar a precisão do sistema, a estabilidade das âncoras e a responsividade às mudanças de posição dos drones. Apesar de o sistema ter demonstrado alta precisão na representação das posições e fluidez nas transições, foi identificado que o processo de destruição e recriação das âncoras causava pequenas travadas na câmera, indicando que há espaço para otimizações no gerenciamento das âncoras. A integração entre MQTT e Geospatial Creator permitiu a atualização contínua e confiável das posições, demonstrando o potencial do sistema para aplicações práticas em monitoramento aéreo. Os resultados alcançados refletem a viabilidade de soluções baseadas em realidade aumentada para a gestão do espaço aéreo e oferecem uma base sólida para futuros aprimoramentos e expansões do sistema.
},
keywords = {Aeronautics, Augmented Reality, Simulation, UAV, Unmanned Traffic Management, User Interface},
pubstate = {published},
tppubtype = {bachelorthesis}
}
de Andrade, David Victor
Desenvolvimento de interfaces acessíveis em ambientes de realidade virtual para simulações de integração segura de aeronaves da FAB Bachelor Thesis
2024.
Abstract | Links | BibTeX | Tags: MBSE, User Interface
@bachelorthesis{2024andrade,
title = {Desenvolvimento de interfaces acessíveis em ambientes de realidade virtual para simulações de integração segura de aeronaves da FAB},
author = {David Victor de Andrade},
url = {https://cscerqueira.com.br/wp-content/uploads/2025/01/2024-David-Victor.pdf},
year = {2024},
date = {2024-11-06},
abstract = {Este trabalho de graduação aborda o desenvolvimento de interfaces acessíveis em ambientes de realidade virtual (VR) para simulações de integração segura de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Com a crescente complexidade dos sistemas aeronáuticos, a utilização de ferramentas de engenharia de sistemas acessíveis se torna crucial para melhorar a eficiência e a usabilidade em operações complexas. Este estudo propõe diretrizes e metodologias para a implementação de interfaces acessíveis, integrando conceitos de Sistema de Sistemas (SoS), Engenharia de Sistemas para SoS (SoSE) e Engenharia Orientada a Modelos (MBSE). Além disso, exploram-se as tecnologias de Interface Natural do Usuário (NUI) e a aplicação de técnicas de design de interfaces de jogos digitais para criar simulações imersivas e acessíveis. A pesquisa destaca a importância de ferramentas configur’aveis e personalizáveis que permitam ajustes de acessibilidade, contribuindo para a inclusão de diferentes perfis de usuários. A metodologia adotada inclui uma revisão bibliográfica detalhada, análise comparativa de casos e estudo de soluções inovadoras apresentadas nos artigos analisados.},
keywords = {MBSE, User Interface},
pubstate = {published},
tppubtype = {bachelorthesis}
}
2023
Biciati, Vítor Batista
Modelagem e simulação de missões aeroespaciais em ambientes de realidade virtual Bachelor Thesis
ITA, 2023.
Abstract | Links | BibTeX | Tags: Simulation, Space, User Interface
@bachelorthesis{2023vitor,
title = {Modelagem e simulação de missões aeroespaciais em ambientes de realidade virtual},
author = {Vítor Batista Biciati},
url = {https://cscerqueira.com.br/wp-content/uploads/2025/01/2023-Biciati.pdf},
year = {2023},
date = {2023-11-22},
urldate = {2023-11-22},
pages = {46},
school = {ITA},
abstract = {Este trabalho aborda a importância da modelagem e simulação virtual para as missões aeroespaciais, destacando seu papel na exploração espacial, comunicação global e avanço científico. Essas abordagens permitem a criação de ambientes virtuais precisos que representam de forma detalhada os sistemas e componentes envolvidos, possibilitando análises, planejamento e otimização das missões. A modelagem virtual contribui para o sucesso, eficiência e segurança das operações espaciais, permitindo a análise de múltiplos cenários e a tomada de decisões embasadas em dados. No entanto, desafios técnicos e metodológicos ainda precisam ser superados para aprimorar a precisão e confiabilidade dos modelos virtuais. O estudo proposto busca contribuir para o desenvolvimento contínuo nessa área de pesquisa, visando o desenvolvimento e aplicação da modelagem e simulação virtual de missões aeroespaciais, com foco no CLA.},
keywords = {Simulation, Space, User Interface},
pubstate = {published},
tppubtype = {bachelorthesis}
}
2014
Cerqueira, Christopher Shneider
Virtual Reality Techniques employed into Satellite Operational Simulators Masters Thesis
National Institute for Space Research (INPE), 2014.
Abstract | Links | BibTeX | Tags: Simulation, Space, User Interface
@mastersthesis{cerqueira2014,
title = {Virtual Reality Techniques employed into Satellite Operational Simulators},
author = {Christopher Shneider Cerqueira},
url = {http://mtc-m21b.sid.inpe.br/col/sid.inpe.br/mtc-m21b/2014/03.24.13.39/doc/publicacao.pdf},
year = {2014},
date = {2014-02-17},
school = {National Institute for Space Research (INPE)},
abstract = {Space Systems development requires understanding of several modelling and simulation resources to accomplish space mission goals. The largest and more complex simulator developed into the space mission context is the operational simulator, which aims to support all operational activities before, during and after launch. This work proposes a user interface based on virtual reality to satellite operational simulator, proposing a 3D interactive visualization with multiple views, 3D models, conic views and contextualized panels techniques to navigate through simulated data. The user interface uses third generation interaction concepts instead of the windows, icon, menu and pointer metaphor (called WIMP metaphor - Windows, Icon, Menu and Pointer ). A simple operational simulator to illustrate and evaluate the user-interface was developed with simplified behaviour and orbit propagation. The proposed user interface was evaluated by an usability questionnaire with experienced INPE users. The results show that the the interactive techniques applied were well accepted by different types of users. The tests, expansion and reuse of this work are discussed in this essay. },
keywords = {Simulation, Space, User Interface},
pubstate = {published},
tppubtype = {mastersthesis}
}