Para o desenvolvimento de RA, diversas possibilidades de ferramentas estão disponíveis, como o PTAM, FLARToolKit e o ARToolKit. Todas estas possibilidades podem ser desenvolvidas para Windows, Mac e Linux. O FLARToolKit e ARToolKit tem suas abordagens voltadas para orientação e posicionamento dos objetos virtuais usando marcadores artificiais, já o PTAM é uma abordagem que utiliza-se de marcadores naturais. Além destas ferramentas, é possível utilizar o Wiimote para realizar as interações com os objetos virtuais.
O desenvolvimento pode ser realizado nas plataformas Windows, Mac ou Linux. Contudo a única opção com ferramentas grátis é o Linux. Desta forma, após testes com diversas distribuições, foi escolhido o Kubuntu 9.10 Karmic 32bits, que é a versão do Ubuntu que utiliza o ambiente operacional KDE. Esta distribuição é a que mais fácil permite a utilização das ferramentas para RA.
A seguir serão descritos os procedimentos de instalação do Ambiente de Desenvolvimento, que consiste da instalação do Kubuntu, da aceleração da webcam, do PTAM, do FLARToolKit, do ARToolKit e das bibliotecas de utilização do Wiimote.
Instalação do Kubuntu
Para o desenvolvimento de RA utilizando software livre pode então ser utilizado o Kubuntu 9.10 Karmic de 32bits. Esta versão foi escolhida, pois é a que provê a maior facilidade de implementação do ferramental. A versão de 32bits foi escolhida, pois nas distribuições que utilizam 64bits ocorrem falhas entre algumas bibliotecas. A versão Karmic foi lançada em Outubro de 2009, corrigindo diversas falhas e acrescentando um maior suporte a webcams USB e IEEE1394 (Firewire).
Desta forma, os principais equipamentos utilizados estão descritos a seguir:
Processador: AMD 64bits X2
Placa de vídeo: NVidia 9500GTX
RAM: 2GB
Webcam: Dr Hank - 1.3Mpixels (USB 2.0 e Chipset Microdia)
Controle de Wii da Nintendo.
Adaptador USB Bluetooth.
1. Instalando o Kubuntu
Pode-se seguir a instalação padrão sugerida do Kubuntu, realizando os updates e a instalação do pacote de idiomas (no caso o PT-BR) diretamente pela instalação.
2. Instalando o driver da placa de vídeo
Uma das grandes vantagens da utilização de Kubuntu e NVidia é o fato da própria NVidia disponibilizar um driver para a distribuição.
Assim logo que o sistema operacional estiver instalado, o sistema mostrará uma opção para a instalação do driver. Desta forma foi escolhido o “Driver de aceleração NVidia (Versão 185)”
3. Instalando Webcam
Um dos grandes problemas do Linux é a falta de drivers para webcams. Contudo o Kubuntu 9.10 adicionou diversos drivers desenvolvidos pela comunidade de software livre. Desta forma a maior parte das câmeras funciona Plug-In Play.
Nas versões anteriores e outras distribuições o procedimento de instalação da câmera exige maior conhecimento do sistema operacional. Um dos grandes problemas está relacionado com a biblioteca do pipeline de vídeo a V4L que foi totalmente substituída pela V4L2, deixando diversas aplicações que utilizam webcam sem funcionar.
Para testar a webcam é necessária a instalação do software Cheese. Este pode ser instalado pelo Gerenciador de Pacotes Kpackage Kit ou pelo terminal com o seguinte comando:
$ sudo apt-get install cheese
Aqui deve-se testar se o seu vídeo está funcionando. Caso não esteja, no Adendo encontram-se diversas maneiras de resolver o problema com a webcam.
4. Instalando dependências:
As dependências podem ser instaladas via terminal ou via o Kpackage Kit. Utilizando o Kpackage Kit deve-se digitar os seguintes nomes das bibliotecas e selecionar todas as bibliotecas relacionadas.
· glut
· openGL
· blas
· lapack
· libgfortran
· gfortran
· ncurses
· libdc1394
· libreadline
· libtiff
· libjpeg
· libpng
· fltk
· xorg
Neste ponto deve-se reiniciar a máquina.