Disciplinas no ITA

Motivação:

Sistemas complexos consistem em milhares de decisões de engenharia que são tomadas de forma a atender as necessidades dos stakeholders. De forma a criar sistemas, é necessário utilizar o “pensamento sistêmico”, onde “pensamento sistêmico consiste em observar as relações (ao invés de elementos não relacionados), conexões, processo (além da estrutura), o todo (ao invés de só as partes), e os padrões (ao invés do conteúdo) de sistemas e seus contextos” (R. Ackoff with H. Addison and A. Carey, Systems Thinking for Curious Managers, Triarchy Press, 2010).

Disciplinas:

SIS-08 – Verificação e Qualidade de Sistemas Aeroespaciais

Ementa do curso: Requisito: SIS-04. Horas semanais: 2-0-0-3, Etapas de sistemas espaciais. Garantia do Produto e da Qualidade. O processo global da Verificação. Plano de Verificação: as estratégias da Verificação para cada categoria de requisito. A filosofia de modelos. As ferramentas para o processo de Verificação. A documentação, o controle e a organização do processo…

Saiba mais… SIS-08 – Verificação e Qualidade de Sistemas Aeroespaciais

SIS-20 – Sistemas de Solo

Structure SIS-20 – Sistemas de Solo. Requisitos: – ELE-16, ELE-27. Horas semanais: 2-0-1-3. Conceitos e aplicações estações de terra, Tecnologias empregadas em estações de terra de comunicação e controle, análise de link budget em enlace de comunicações com satélites, Tecnologias de Sistemas de Rádio Frequência empregados em estações de terra, Requisitos de manutenção de estações…

Saiba mais… SIS-20 – Sistemas de Solo

TE-265 – Engenharia de Sistemas baseada em Modelos

Ementa da disciplina: Requisito recomendado: Não há. Requisito exigido: Não há. Horas semanais: 2-1-0-5. Apresentação do método Agile para o desenvolvimento de sistemas aeroespaciais. Introdução ao SysML. Taxonomia do SysML. Identificação e modelagem de Stakeholders utilizando Use Case Scenarios. Geração de requisitos de Stakeholders a partir dos cenários. Identificação e modelagem do Sistema Utilizando Use…

Saiba mais… TE-265 – Engenharia de Sistemas baseada em Modelos

TE-219 – ENGENHARIA SIMULTÂNEA

Ementa da disciplina: Requisito recomendado: Po-211. Requisito exigido: Não há. Horas semanais: 3-0-2-3. Conceitos iniciais, introdução ao pensamento sistêmico e complexidade. Estudos conceituais de Sistemas Espaciais. Filosofia do pensamento sistêmico. Pilares da Engenharia Simultânea. Transdisciplinaridade. Linguagens Sistêmicas. Engenharia de Sistemas e o relacionamento com as Engenharias das Especialidades. Ambientes de Engenharia Simultânea. Engenharia orientada a…

Saiba mais… TE-219 – ENGENHARIA SIMULTÂNEA

PRJ-32 – Projeto e Construção de Sistemas Aeroespaciais

Ementa da disciplina: Requisitos: não há. Horas semanais: 1-0-3-3. Noções de foguete, satélite e estação terrena. Definição de missão. Definição de sistema. Projeto. Manufatura, montagem integração e testes do sistema. Lançamento e operação. Bibliografia: Wertz, J. R. & Larsson, J. W., eds., Space Mission Analysis and Design, Kluwer, Dordrecht, 1999; Fortescue, P., Stark, J., eds.,…

Saiba mais… PRJ-32 – Projeto e Construção de Sistemas Aeroespaciais

Filosofia de Ensino:

“A goal of education is to assist growth toward greater complexity and integration and to assist in the process of self-organization – to modify individuals’ capacity to modify themselves” 

Reuven Feuerstein

#escolasempartido