Aceleração da Webcam

Normalmente os drivers das webcam, especialmente em Windows vem configuradas para reconhecimento facial e diversas outras atividades que oneram a taxa de atualização do vídeo. Mesmo uma câmera utilizando USB 2.0 exibe no máximo 8 frames por segundo, quantidade que é insuficiente para obter realismo na cena. Uma das maneiras de modificar os parâmetros de funcionamento da webcam é com o software Guvcview. O procedimento de instalação também pode ser encontrado no website: http://guvcview.berlios.de/downloads.html

Para instalar o Guvcview deve-se adicionar às fontes de Software do Kubuntu os seguintes endereços:

deb http://ppa.launchpad.net/pj-assis/ppa/ubuntu karmic main
deb-src http://ppa.launchpad.net/pj-assis/ppa/ubuntu karmic main

Para outras versões do Kubuntu deve-se substituir o karmic pela respectiva distribuição.
No terminal deve-se entrar com os seguintes comandos

# gpg -keyserver keyserver.ubuntu.com -recv 0x9750A93F69FAF7DA
# gpg -export -armor 0x9750A93F69FAF7DA |sudo apt-key add -
# sudo apt-get install guvcview

O software pode ser encontrado na pasta Multimídia do Kubuntu, ou via terminal digitando guvcview. Altere o parâmetro de Ganho para o valor máximo e os parâmetros na aba Propriedades de Vídeo para os seguintes valores e acompanhe a diferença na velocidade de captura da câmera.

Resolução: 640×480
Saída da Webcam: RGB3
Codec de Vídeo: RGB s/ comp BMP
Formato Vídeo: AVI - avi format

Basta salvar e sair do programa. Para testar pode-se utilizar o programa Cheese.

Antes deste procedimento, a taxa era de aproximadamente 8 frames por segundo, dependendo da webcam. Após estes ajustes a taxa foi de 26 frames por segundo, uma taxa que permite grande realismo na utilização.

Observação: Webcams USB que não são USB 2.0 não atingem a este valor. Webcams Firewire não foram testadas, mas devem possibilitar a mesma taxa já que as velocidades de transmissão do barramento são compatíveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published.